LEXUS CT 200H F-SPORT: O DESPERTAR DO PRAZER DE CONDUÇÃO

A propósito da recente divulgação do sucesso que constituíram as vendas da Lexus, quer em Portugal, quer na Europa, Tablier.pt ensaiou o ‘benjamin’ da família o CT 200h. Um automóvel híbrido (motores a combustão a gasolina e elétrico) que, em 2018, teve 150 unidades comercializadas em Portugal e na Europa registou um crescimento de 3% em relação ao ano anterior com um registo de 9.131 unidades.

Desde o lançamento em 2011, que o Lexus CT 200h se assumiu como o primeiro compacto híbrido de luxo do mundo. E este facto hoje continua a ser uma realidade. O CT 200h é a “porta de entrada” no mundo sofisticado da Lexus que coloca em todos os automóveis o seu “know-how”. E isso é bem evidente em modelos como o ES, GS, IS, LC, LS, RC, RX, LFA, estes na linha berlina ou coupé, quer nos SUV GX, LX, RX, NX e no mais recente UX, que aqui – na Tablier.pt –. já foi alvo de várias abordagens.

O portfólio da marca de luxo da Toyota é grande e todo centrado, atualmente em motorizações a gasolina ou híbridas. E o CT 200h é o exemplo de automóvel que, no segmento C, cumpre com toda a facilidade o que lhe é exigido: economia e conforto na cidade e agilidade e desenvoltura em estrada/autoestrada. Ainda aqui com a componente económica a ter importância vital, pois o sistema híbrido que utiliza faz uso da mais aperfeiçoada tecnologia Lexus Hybrid Drive.

Claro que, a par de toda a sofisticada tecnologia encontramos também o apelo do design de uma carroçaria elegante com linhas acentuadamente desportivas, quando o citadino está equipado com a linha de equipamento F-Sport, o caso da viatura que ensaiamos, envolvida num tom vermelho, que nos locais por onde passamos, chamou a atenção dos mais desavisados.

Para quem quer uma maior personalização da viatura a marca disponibiliza, para o exterior a possibilidade de duas cores, uma para o tejadilho, outra para a restante carroçaria, sempre em tons contrastantes. No que toca a jantes estão disponíveis 8 modelos diferentes.

O atual CT 200h foi alvo de alterações estéticas que o aproximaram dos restantes modelos da marca nipónica, nomeadamente, ao receber uma secção frontal mais agressiva, com novos para-choques, faróis redesenhados que ficaram mais esguios e elegantes e os grupos ópticos traseiros que também sofreram alteração e têm forma em “L”. As luzes de condução diurna mantêm a assinatura da Lexus em forma de seta.

Ao volante facilmente se percebe que a Lexus incrementou a qualidade dos materiais e de construção, sem falhas, sendo os materiais muito agradáveis ao toque.

Com 4,355 m de comprimento, 1,765 m de largura e 1,445 m de altura o modelo apresenta habitáculo luxuoso e espaço suficiente para acomodar 5 passageiros com conforto. A colocação da principal instrumentação é cuidada. Está à mão do condutor e mais do que isso, apresenta à noite, correta iluminação. Aliás, à noite o Lexus CT 200h brinda os ocupantes com um ambiente “lounge”, com iluminação discreta, muito agradável proporcionando um ambiente de verdadeiro luxo, acentuado pelo conforto dos bancos, com aquecimento, que apresentam um bom apoio lateral.

Também no habitáculo, à semelhança do que acontece com a carroçaria, o proprietário pode combinar diversos tipos de tecidos e pele, em diversos tons contrastantes de modo a personalizar a viatura ao seu gosto pessoal, sendo possível criar 8 ambientes distintos.

Uma referência igualmente para o espaço disponível na bagageira, excecional para este automóvel. Com todos os bancos na vertical, apresenta um volume de carga de 375 litros – o suficiente para duas malas de viagem grandes. Os bancos traseiros (rebatem a 60/40) quando rebatidos totalmente criam uma área de armazenagem praticamente plana, com uma capacidade de carga até 985 litros.

A par de toda a estética, quer exterior quer do habitáculo, a marca inclui ainda novos conteúdos tecnológicos, bem como dá especial enfoque à segurança, com a incrementação do Lexus Safety System+ que integra Sistema de Pré-Colisão (PCS) com deteção de peões; Assistência à Manutenção na Faixa de Rodagem (LKA) para o ajudar a manter-se na estrada; Sistema de Máximos Automático (AHB) para uma visão melhorada à noite ou no escuro e Cruise Controlo Adaptativo (ACC), que regula a velocidade em função da do veículo que circula à frente.

Motor híbrido competente disponibiliza 136 cv

O Lexus CT 200h utiliza a mesma tecnologia do Toyota Auris Híbrido e do Prius associando motor eléctrico de 82 cv (60kW) a motor 1.8 litros a gasolina (ciclo Atkinson), de 99 cv. A caixa de velocidades é uma CVT (variação contínua). As duas motorizações geram uma potência combinada de 136 cv. O motor eléctrico (alimentado por bateria híbrida de hidretos de níquel metálicos de 202 V de elevado rendimento), funciona em parceria com o motor a combustão maximizando a capacidade de aceleração, mas também tem capacidade para movimentar o automóvel durante cerca de 2 quilómetros à velocidade máxima de 50 km/h. O sistema de suspensões adopta estrutura McPherson à frente e duplo triângulo atrás.

Podemos constatar ainda durante o ensaio a evolução operada no capítulo do conforto e da insonorização do habitáculo que está mais refinada em relação ao modelo da geração anterior. Maior silêncio a bordo é sinal de maior conforto e ambiente mais descontraído proporcionando viagens mais agradáveis.

A velocidade máxima está limitada a 180 km/h e o CT200h acelera dos 0/100 km em 10,3 segundos. Emissões CO2 de apenas 82 g/km.

Condução agradável e economia de utilização

Ao volante do Lexus CT 200h temos de estar conscientes, que embora a marca defina o modelo como um desportivo, a vocação primeira do CT é a cidade, o conforto, a economia. A condução é suave e muito agradável. A emoção ao volante pode acontecer em estrada/autoestrada ao selecionar o modo de condução Sport e, deste modo, ter uma reação mais rápida do acelerador e do motor a combustão, ajudado pelo motor elétrico, e aí sim sentir o maior dinamismo o veículo.

Se a condução for cuidada e sem exageros pode-se esperar consumos verdadeiramente frugais, na ordem dos 5 l/100 km, sendo muito fácil (com alguma experiência, claro) rolar com consumos na ordem dos 4,3 – 4,5 l/100 km.
Gostamos particularmente da forma como o automóvel evolui em cidade, silencioso nas filas de trânsito – utilizando a capacidade de condução apenas com o apoio do motor elétrico.

O preço da versão F-Sport começa nos 37.370 euros. No entanto, o Lexus CT 200h está ainda disponível nas versões Business, Executive e Luxury, todas com elevada dotação de equipamento de ajuda à condução, conforto e segurança ativa e passiva. A marca coloca ainda à disposição dos clientes um alargado conjunto de “packs” que possibilitam a personalização da viatura ao gosto de cada um.

Mais:
– Design elegante;
– Fiabilidade do sistema híbrido;
– Conforto/Espaço;
– Qualidade da construção.

Menos:
– Preço;
– Falta Mirror Link, Apple CarPlay, Android Auto.

Lexus CT 200h F-Sport

Sistema eléctrico
Motor eléctrico síncrono
Potência 82 cv
Binário 207 Nm
Potência combinada 136 cv
Bateria híbrida de hidretos de níquel metálicos de 202 V de elevado rendimento

Motor a combustão
Arquitetura 4 cilindros em linha
Capacidade 1.798cc
Alimentação Injeção direta e indireta (Atkinson)
Potência 99 cv/5.200 rpm
Binário 142 Nm/2800-4400 rpm
Transmissão Dianteira
Caixa de velocidades do tipo variação contínua E-CVT
Arranque do motor (Stop/Start) Sim
Suspensão F/T Independente tipo McPherson/Independente multibraços
Travões F/T Discos ventilados/discos sólidos
Direcção/diâmetro de viragem eléctrica/14,7 m
Comp./largura/altura 4,355 m/1,765 m/1,445 m
Pneus/jantes 215/45 R17
Bagageira 375 litros
Velocidade máxima 180 km/h
Aceleração 0-100 km/h 10,3 s
Consumo combinado 3,6 l/100 km
Emissões CO2 82g/km

#TablierMagazine

PUB

O concessionário Lexus para a zona centro é Lexus Coimbra, com sede na Rua Entre Vinhas, 1 Eiras – 3020-171 Coimbra.
https://www.lexus.pt/retailers/lexus-coimbra/

Related posts